Os interessados em ter descontos nas mensalidades dos ensinos infantil, fundamental e médio em 2016 já podem se candidatar ao projeto Bolsa de Estudo Rede SESI de Educação. Os trabalhadores da Indústria da Construção e seus dependentes têm direito a pleitear o benefício. As unidades do Sesi em Belo Horizonte estão localizadas nos bairros Madre Gertrudes, Gameleira, Barreiro, São Paulo, Vale do Jatobá e Cidade Industrial. Na cidade de Contagem há uma unidade no bairro Cinco.
O candidato à bolsa de estudos, que deverá arcar com o valor integral da matrícula, deve apresentar a Carteira de Trabalho para comprovar que é um industriário, e solicitação de bolsa de estudo, que será entregue ao interessado na escola Sesi no ato da inscrição. Ela deverá ser preenchida pela empresa e pelo sindicato e, posteriormente, devolvida na secretaria da escola Sesi para o processo de análise socioeconômica.
As inscrições já estão abertas para as aulas que começarão no próximo ano. Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Educação do SESI/Núcleo de Ação Social, pelo telefone (31) 3263-4343.
Confira abaixo as etapas do proceso
1. Bolsa de Estudo Rede SESI de Educação
1.1 – Para ter acesso a bolsa de estudos em uma das escolas do SESI, o candidato deve pertencer a uma das categorias abaixo:
– Ser trabalhador da indústria ou seu dependente legal;
– Pertencer a sindicato associado ao Sistema Fiemg ou seu dependente legal;
– Ser aposentado de indústria contribuinte ou seu dependente legal;
– Ser viúva (o) de industriário (a) de empresa contribuinte ou do Sistema FIEMG ou ser seu dependente legal;
– Ser funcionário do Sistema Fiemg ou seu dependente legal.
1.2 – Serão considerados dependentes legais no SESI DRMG:
– Cônjuge, companheiro (a);
– Filhos (as) solteiros (as) até 21 anos;
– Filhos (as) solteiros (as) inválidos (as), sem renda própria;
– Filhos (as) solteiros (as) até 24 anos, cursando universidade ou escola técnica de ensino médio, sem renda própria;
– Dependentes econômicos, com comprovação legal.
1.3 – Comprovação de Recolhimento de Contribuição para Indústria:
Para concessão de bolsas é necessário comprovar a situação legal a partir dos seguintes documentos:
– GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (contendo os códigos 507 ou 833);
– Carta de Concessão de Aposentadoria e Carteira de Trabalho (aposentados cuja última baixa foi como industriário).
– Comprovação de dependência legal para os dependentes econômicos.
1.4 – Orientações:
– Para pleitear a bolsa de estudo, o responsável legal pelo aluno deverá entrar em contato com a secretaria escolar, onde receberá as devidas orientações sobre o programa, lista de documentos necessários à análise do contexto familiar, os formulários de avaliação socioeconômica e da solicitação de bolsa, a serem preenchidos pelo responsável.
– O resultado da análise do contexto socioeconômico familiar do aluno é que definirá o percentual de bolsa a ser concedido. O percentual de bolsa a ser concedido não retroagirá sobre mensalidades vencidas.
– O programa de bolsas de estudo do SESI é realizado pela equipe de assistentes sociais da instituição que se necessário, utilizará de outros instrumentais de avaliação para definição da concessão da bolsa, como entrevistas, documentação complementar e visitas domiciliares.
1.5 – CRONOGRAMA DO PROCESSO DE BOLSA DE ESTUDO 2016:
– Divulgação do processo nas escolas: 08/09/2015
– Entrega da lista de documentos e do formulário de avaliação socioeconômica para os pais/responsáveis legais: No ato da matrícula de alunos novatos e de 14 a 18/09/15 para pedidos novos de alunos veteranos.
– Entrega de documentos nas escolas para realização dos estudos, com protocolo de recebimento: 21/09/15 a 09/10/15 alunos veteranos e após matrícula para novatos.
2. Desconto 10% para industriários/dependentes
É concedido um desconto de 10% sobre as mensalidades escolares dos industriários ou de seus dependentes, desde que estejam adimplentes. O mesmo, não incide sobre a matrícula e é concedido desde que o benificiário não possua nenhum outro tipo de bolsa ou desconto.
Mais informações: http://www7.fiemg.com.br/sesi/produto/educacao
Fonte: Gerência de Educação Básica do SESI