Começaram no último dia 16 de junho as aulas das novas turmas do Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico de Emprego (Pronatec), do Plano Brasil Maior. Voltadas para o setor da Construção Civil, foram estruturadas duas turmas para o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e uma para Pedreiro de Revestimento em Argamassa, cada uma com 25 participantes. Neste primeiro momento, em Minas Gerais, as empresas associadas ao Sinduscon-MG tiveram prioridade no preenchimento das vagas.
Ao todo, essas turmas do Pronatec capacitarão 75 funcionários de 28 associadas ao Sindicato. Os cursos foram selecionados conforme as demandas das construtoras interessadas e são gratuitos. Cada aluno recebeu uniforme e kit com materiais didáticos e para aulas práticas. Os participantes também recebem assistência estudantil R$ 7,50 por dia de aula ao longo do curso.
A iniciativa é uma forma de aumentar a qualificação e produtividade dos trabalhadores, impactando positivamente na competitividade de nossas empresas. O Pronatec é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que visa à formação e qualificação profissional. O Projeto nasceu em 2013 a partir de uma parceria firmada entre o MDIC e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).