Sinduscon – MG

Notícias

Home / Um Parque para todos

Um Parque para todos

Localizado em Belém (PA), o Parque da Cidade possui uma área de 560.000 m² e foi desenvolvido em 2020, sendo premiado em primeiro lugar em um concurso público nacional. Ele foi tema de palestra do evento “Arquitetura transforma ideias em valor”, que o AsBEA-MG realizou no Construa Minas nesta terça-feira (24/10).

Segundo Miller, a perspectiva era transformar um terreno urbano que ao longo dos últimos 80 anos abrigou um dos programas arquitetônicos mais paradigmáticos do último século – o aeroporto – e que estava vago.

” A concepção de um projeto arquitetônico-paisagístico-urbanístico para a construção do novo Parque da Cidade passou pela compreensão das três dimensões fundamentais: geográfica, levando em consideração sua paisagem de fundo material e cultural; programática, sendo algo mais prático e humana, com o objetivo de transformar vidas”, explicou.

A concretização dessas ideias se deu a partir de um sistema construtivo que visava uma inter-relação tectônica e simbólica entre os novos edifícios do Parque da Cidade e os aviões que ora ali estavam presentes.  “Assim, o conceito desenvolvido para este projeto previa a utilização de elementos estruturais metálicos leves, contraventados por travessas e/ou tirantes; pilares que “pousam” no solo como trens-de pouso; painéis de fechamento pré-fabricados; e coberturas em balanço que se estendem e protegem os edifícios como asas de um avião”, explicou.

A circulação interna do Parque foi pensada de forma sistêmica, em percursos que se adaptam e induzem aos diferentes ritmos do caminhar. Ciclovias, trilhas, alamedas, marquise, esplanadas e galeria compõem tais sistemas.