Sinduscon – MG

Notícias

Home / Comunicado Cemig: Critérios de apresentação de projeto elétrico para micro e minigeradores conectados em média tensão

Comunicado Cemig: Critérios de apresentação de projeto elétrico para micro e minigeradores conectados em média tensão
  1. Projeto Elétrico da Subestação de Entrada, projeto do painel de proteção em baixa tensão e Coordenograma de Proteção – Microgeradores e minigeradores

Em algumas situações, seja para conexão de microgeradores ou minigeradores, o projeto elétrico da subestação de entrada e/ou do painel de proteção em baixa tensão deverá(ão) ser elaborado(s) e apresentado(s) em conformidade com as especificações da ND-5.31 e da ND-5.3. Juntamente com o projeto elétrico da subestação de entrada deverá ser encaminhado o Coordenograma de Proteção do transformador de acoplamento, considerando a corrente de inrush do transformador.

Juntamente com o projeto do painel de proteção em baixa tensão, deverão ser encaminhados os ajustes previstos para a proteção instalada nesse painel.

1.1. Situações nas quais é necessário novo projeto elétrico da subestação de entrada

As situações nas quais é necessária a apresentação de novo projeto elétrico da subestação de entrada, seja para conexões de microgeradores seja para minigeradores, são detalhadas a seguir:

• Unidades consumidoras novas.

• Unidades consumidoras existentes, onde seja necessária qualquer das adequações, para as quais é indicada a necessidade de apresentação de projeto elétrico da subestação de entrada, conforme Anexo D, da ND-5.3.

• Aumento de capacidade de transformação, para os casos de transformador interno à subestação de entrada.

• Alteração do relé da subestação de entrada. A implementação de um ou mais relés com várias funções de proteção, além da função de sobrecorrente, é necessária nos seguintes casos:

- Microgeração ou minigeração interligada sem utilização de inversores (fonte hidráulica, térmica ou eólica tipo DFIG) em subestações nº 2 ou 4.
- Minigeração interligada por meio de inversores (fonte fotovoltaica ou Eólica tipo Full Converter) acima de 300 kW.

• Casos em que seja necessária a implantação de um painel de proteção de baixa tensão, conforme item 1.4 deste memorando. Nestes casos, deverá ser apresentado novo projeto elétrico da subestação de entrada, com detalhes da implementação do painel de proteção de baixa tensão incluindo os ajustes propostos.

1.2. Situações nas quais é necessário somente novo coordenograma de proteção

• Aumento de capacidade de transformação, para os casos de transformador(es) instalados externamente à subestação de entrada. Para transformadores instalados externamente à subestação de entrada, é necessária apenas a atualização do coordenograma e diagrama unifilar da instalação.

• Alteração dos ajustes do relé da subestação de entrada sem outras modificações nessa subestação. Essas alterações podem ser necessárias por exemplo, no caso de aumento da capacidade de geração e/ou aumento de demanda contratada.

1.3. Situações nas quais não é necessária a apresentação do projeto elétrico da subestação de entrada

Para instalação, em unidades consumidoras já conectadas, de Microgeração ou Minigeração até 300 kW através de inversores (fotovoltaica ou Eólica tipo Full Converter) e caso não seja necessária nenhuma das adequações que exigem projeto elétrico, indicadas no Anexo D da ND-5.3, não se exigirá a apresentação de novo projeto de subestação de entrada.

Ressalta-se que, para evitar eventuais reprovas durante a inspeção, o acessante deve verificar se será necessária a modificação da proteção da subestação de entrada ou se a subestação de entrada se enquadra em alguma das adequações detalhadas no Anexo D, da ND-5.3, com exigência de projeto elétrico. Caso positivo, deverá ser apresentado projeto da subestação de entrada com as adequações necessárias.

O acessante deve observar também que, se for necessária alteração em algum dos ajustes do relé da subestação de entrada, deverá ser enviado novo coordenograma com os ajustes atualizados.

1.4. Situações nas quais é necessário projeto elétrico de painel de proteção em baixa tensão

As situações nas quais é necessária a implementação de funções de proteção em um painel de proteção a ser instalado no lado de baixa tensão do acessante estão detalhadas nos diagramas unifilares para cada tipo de fonte e faixa de potência, no capítulo 9 da ND-5.31. São elas:

• Conexão de uma fonte não incentivada, como geradores diesel ou gás natural, operando em regime de paralelismo permanente. Neste caso, independentemente do tipo de subestação de entrada, deve-se instalar este painel para evitar a injeção de energia da fonte não renovável no sistema da Cemig, além de outras funções de proteção caso necessário (ver diagramas unifilares).

• Conexão de geradores hidráulicos, térmicos (de fontes incentivadas, como biodiesel) ou eólicos do tipo DFIG operando em regime de paralelismo permanente, caso a subestação de entrada seja do tipo 1, 5 ou 8. Nestes casos, deve-se instalar painel com as funções de proteção indicadas nos diagramas unifilares.